27.8.10

O erro me fez um homem melhor

Recentemente, entrei numa discussão que muita gente achou inútil. Outras pessoas, no entanto, gostaram tanto que acharam necessário que eu colocasse-as em evidência para outras pessoas pensarem a respeito.
Um ponto importante é que eu não me acho o dono da verdade, nem conhecedor pleno da Palavra de Deus. Mas sou um questionador, e como diria Gilberto, às vezes não consigo aguentar "qualquer sacanagem ser coisa normal". E foi com um espírito de questionador que julguei o texto no link http://sexxxchurch.com/home/guarde-seu-coracao/, e numa exposição de idéias entre amigos, por e-mail, o rebati com o texto que vocês lerão a seguir:



Sou a antítese do que o texto sugere que seja um homem, e não falo isso por orgulho ou presunção, apenas porque fui criado assim. Meus pais são casados a mais de 26 anos, e apesar da idade avançada, são apaixonados até hoje. Apaixonados a ponto de viajarem sozinhos, dançarem sem música e se beijarem calorosamente, para horror dos filhos. Isso se deve ao respeito com que meu pai trata minha mãe, e vice-versa. Nenhum relacionamento dá certo sem esse sentimento de companheirismo, e isso foi o que eles me ensinaram, e no que eu acredito, por ter um ótimo exemplo funcional.
Outra coisa que meu pai ensinou a mim e a meu irmão é que devemos respeitar as garotas, e nos respeitar. E uma coisa que minha mãe ensinou à minha irmã é respeitar aos garotos, e se respeitar.
Entenda que se respeitar discerne a ação do outro até saber o que torna a coisa prejudicial ou não para sí mesmo. INDEPENDENTE dos sexo de quem estamos falando.
Um cafajeste transvestido de poeta pode oferecer uma flor querendo outro tipo de prenda. Uma vagabunda pode fazer cara de santinha, vestir roupa de crente e ler a bíblia até dar a famosa chave-de-perna no idiota que é alvo de sua malícia.
E eu tenho um exemplo para cada caso, vindo direto de meus pais. Não vou entrar em detalhes para preservá-los, e conto que vocês interpretem minhas palavras como verdadeiras.

Quanto a mim, sou virgem. Não tenho vergonha de falar, quem está próximo de mim sabe, e eu acho bom usar isso como exemplo dessa luta que tomo como minha, a da valorização do sexo masculino, que é tido como "irremediavelmente promíscuo" pela opinião geral. Sou um homem solteiro de 24 anos, e virgem, que não precisa ficar olhando para a bunda das garotas com quem cruzo na rua, e que sabe tratar mulheres como amigas, respeitando particularidades, mas exigindo respeito em volta. NÃO me julgo especial por isso, apenas sei que meu comportamento normal e aceitável deveria ser tomado como uma regra, e não exceção.
Sempre agí na base do respeito, exigindo e tentando oferecer ao máximo. Sempre procuro, em meus relacionamentos, ser transparente e sincero.

Mas, novamente, por exemplos pessoais, já ví um sem-número de casos de casamento "regrados" dentro da igreja que terminaram mal. Não se iludam, eles seguiram cada "regrinha" basica dos relacionamentos cristãos. Conhecí um casal que praticou a chamada corte, com flores, bombons, declarações santas de "quando o dia chegasse", e que acabou em espancamento e uma série de estupros. Isso aconteceu, porque eles não se conheciam. E não digo que não se conheciam em suas qualidades, mas não se conheciam em seus erros. Eles não se permitiram ser transparentes o suficiente no namoro, no prenúncio do casamento, a ponto de cada um saber até onde começa o lado feio da criatura ao lado. Todas aquelas regras cooperaram para um fim trágico. Continuam casados, inclusive, e ambos infelizes.
Estou falando sério, coisas parecidas acontecem em famílias de pessoas que são até próximas a nós, e não atentamos a isso! Casamentos perfeitos vindo de regras sistemáticas que acabam em lágrimas. Isso é muito, muito frequente.

Sim, eu já errei bastante, e me frustrei. Mas isso acontece porque arrisco. Tenho amigos que até hoje repudiam a aproximação do sexo oposto. Uma amiga minha chora frequentemente porque tem mais de 27 anos, quer casar, mas não tem nem namorado, e reclama que o jeito dela assusta os outros garotos.
Não vou negar, é verdade. Ela construiu um padrão tão alto de caráter para alguém que queira namorá-la, que eu julgo impossível ela achar isso. A não ser que namore o próprio Jesus Cristo. Ela constrói barreiras, coloca limites sem motivo e se decepciona por atitudes isoladas. Se ela não mudar de atitude, vai continuar sozinha e culpando todos os garotos de serem muito moles, dizendo que é obrigação deles conquistá-la. Ela, com todas essas regras, se coloca como prêmio. Não se permite ser feliz e conquistar o que quer, só porque disseram que assim age uma garota de caráter. Se isso não se chama machismo, não sei mais o que é.

Agora, levante a mão quem conhece uma mulher assim.
O mundo está apinhado delas.

Como eu disse, já me frustrei bastante. E tenho descoberto outros caras de igual sensibilidade, tato e respeito, que já se frustraram com a mulherada. Casos de caras que foram constantemente traídos, seduzidos e abandonados, caras que levaram a sério compromissos à distância para se verem usados em joguinhos particulares não são raros, nem dentro da 3P! Mas não é por causa disso que se decepcionam e dizem que vão parar de tentar, e não é por conta disso que se fecham. Você não vai encontrar sugestões para os garotos "guardarem os corações". Mesmo porque, se já é difícil encontrarmos uma garota disposta a ver o que é bom em nós antes de nos tomar como um búfalo procriador cheio de libido, imagina se seguíssemos os mesmos conselhos dados às garotas: se isolar, se resguardar, evitar andar perto de pessoas do sexo oposto. Aí que essa minha amiga NUNCA vai se casar mesmo.

A vida é arriscar, galera. Ninguém ganha nada se escondendo, e tendo medo das sombras que são projetadas na parede. São só sombras. É claro que precisamos descobrir, conhecer e impor limites. Mas se guardar nunca fez ninguém feliz, MUITO pelo contrário.

Eu posso ver todas essas marcas no meu coração, que já foi muito ferido. Mas acredito que vou encontrar quem o tome com carinho e trate cada cicatriz, cada trauma e medo com respeito, amor e liberdade; sem pressão, só porque me ama. E eu quero fazer o mesmo pela pessoa. Não quero encontrar uma princesa de cristal que nunca viveu nada na vida, super delicada a qualquer intemperança, que não sabe dizer não, que não conhece os próprios desejos e nem os próprios limites. Desde já posso dizer que valeu a pena cada tombo e cada tropicão. Isso me fez um homem mais maduro, responsável e sincero. O erro me fez um homem melhor.

2 comentários:

  1. Meu Deus,li o texto da sexxchurch e fiquei assustada. Que horrível, machista demais, Jesus Cristo.

    Também penso como você,essa história transforma as mulheres e homens da igreja totalmente alienados, em seus guetos Luluzinha e Bolinha gospel. Nossa, vou me conter aqui, senão vou acabar escrevendo um outro texto.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago!

    Meu Deus, faz muito sentido o que vc falou! Acho que a idéia não é se alienar (como já disse a Carol, aí em cima...)de tudo e todos numa redoma de cristal. Não! O próprio Jesus, na sua oração sacerdotal disse: 'não peço que OS TIRE do mundo, mas livrai-os do mal...'. Não adianta sair fora, fugir...o lance é enfrentar tudo que no final, compensa, vale a pena.
    Parabéns pelo texto ;)

    ResponderExcluir